Notice: Undefined index: margin_above in /home/noticiasdesiao/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/controllers/sfsiocns_OnPosts.php on line 439
Notice: Undefined index: margin_below in /home/noticiasdesiao/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/controllers/sfsiocns_OnPosts.php on line 440
Para enfrentar o Irã, Israel estaria disposto a fazer aliança com países árabes.
O IRÃ É O INIMIGO COMUM
Israel está disposto a partilhar informações com os países árabes moderados, entre os quais a Arábia Saudita, “para fazer frente ao Irã”, afirmou o chefe de Estado-Maior do Exército israelense, nesta quinta-feira, 16, numa entrevista ao website árabe Elaph.
Gadi Eisenkot declarou que Israel “está pronto para partilhar informações se necessário”, porque “há muitos interesses em comum” com os países árabes.
A afirmação do tenente-general foi proferida após a insistência do jornalista da Elpah, site baseado na Grã-Bretanha, fundado por um homem de negócios saudita, em saber se Israel tinha trocado informações recentemente com a Arábia Saudita.
O chefe do Estado-Maior do Exército de Israel, que deu a primeira entrevista de um alto-responsável militar em exercício, disse também que a eleição de Donald Trump para Presidente dos Estados Unidos abriu “uma nova oportunidade para uma nova aliança internacional” no Médio Oriente.
“Precisamos desenvolver um grande plano estratégico para barrar a ameaça iraniana”, disse o militar israelense, acrescentando que Israel estaria interessado “em partilhar experiências e informações dos serviços secretos com os países árabes moderados”.
Eisenkot assinalou a necessidade de se impedir que o Irã tenha presença e influência no Iraque, Líbano, Bahrein, Iémen e Síria.
“É algo que devemos evitar”, afirmou.
Gadi Eizenkot, Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel.
ERRO ESTRATÉGICO, DIZ PRESIDENTE IRANIANO.
O chefe de Estado-maior do Exército israelense recusou ainda a ideia de que Israel pretenda começar uma guerra contra a milícia xiita libanesa Hezbollah, embora tenha observado que “não se aceitará nenhuma ameaça estratégica que o grupo terrorista apoiado pelo Irã possa representar”.
A tensão crescente da Arábia Saudita contra a influência do Irã no Líbano fez alguns analistas alertarem que Israel poderia ser atraído para uma nova guerra contra o Hezbollah sem querer, como disse hoje Eisenkot.
O Presidente iraniano, Hassan Rohani, denunciou recentemente que a Arábia Saudita está a juntar forças com os Estados Unidos e Israel para criar conflitos no Médio Oriente.
É um “erro estratégico e de cálculo”, disse Rohani.
A entrevista foi publicada no Elaph, um site britânico em língua árabe.
ANDS | MSNPT
“nao existe negocio bom com gente ruim”
” maior aliado de israel é o altissimo”