sábado, julho 4
Home>>Diáspora>>Israelenses investem 180 milhões de euros em Vila Nova de Gaia e Porto
Diáspora

Israelenses investem 180 milhões de euros em Vila Nova de Gaia e Porto

Investidores israelenses iniciaram a construção de um hotel 4 estrelas na cidade de Vila Nova de Gaia, próxima ao Porto. O grupo, chamado Fortera, também está à frente dos projetos para a construção de um centro de congressos e eventos chamado Skyline. A imponente obra constará de um centro de convenções, um espaço multiuso e um complexo residencial com mais de 300 casas. A ação do grupo não se limitará à cidade de Vila Nova de Gaia, mas as iniciativas do grupo “atravessarão o Douro” e investirão também na cidade do Porto. Na Cidade Invicta o grupo investirá na construção de um hotel 5 estrelas e na restauração de 200 casas no centro histórico da cidade, habitações estas voltadas para o alojamento turístico.

O CEO da empresa é o israelense Elad Dror, ex-oficial das Forças de Defesa de Israel, que após a conclusão do serviço militar obrigatório passou a atuar no ramo imobiliário. Depois de passar pelos Estados Unidos, Bélgica, Reino Unido e Espanha, Elad Dror fixou residência na cidade do Porto há cerca de 10 anos.

Cinco anos depois, em parceria com Nir Shalom, fundou a promotora imobiliária Fortera, que focalizou seus investimentos no Norte de Portugal, mais precisamente nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho. Nos últimos quatro anos o grupo já concluiu nove projetos, num investimento total de 21 milhões de euros. Só no ano de 2019 investiram 45 milhões na aquisição de imóveis na região.

No Espinho One, um agrupamento de 38 apartamentos localizado na cidade homônima, foram investidos 7,5 milhões de euros e depois disso a Fortera construiu ainda o Cais da Fontinha, em Gaia, e o Boavista One, no Porto.

“Neste momento, estamos fazendo a alienação dos nossos pequenos projetos para nos focarmos nos grandes desafios que temos em vista”, assegurou Elad Dror ao Jornal de Negócios, de Portugal.

Mesmo com a crise deflagrada pelo Covid-19, a Fortera não deixou de investir, adquirindo um terreno estratégico em Gaia, bem junto a Ponte D. Luiz I, um dos símbolos das duas cidades, onde começará, em novembro, a construção de um hotel 4 estrelas, com 64 apartamentos. Segundo Dror, o investimento neste empreendimento ficará entre 8 ou 9 milhões de euros.

“Olhamos para Vila Nova de Gaia como um dos nossos principais alvos para os próximos anos” concluiu Elad Dror. O grupo fez da cidade um dos principais alvos das suas ações, adquirindo dois outros terrenos, um com 54 mil metros quadrados e o outro com 44 mil. Ambos em alguns dos pontos mais estratégicos e atraentes nesta cidade de 300 mil habitantes.

O primeiro terreno está destinado à construção do Projeto Skyline, com um orçamento de 80 milhões de euros. Neste local será erguido um centro de convenções com 2.500 lugares, um hotel 5 estrelas com 250 apartamentos e um pavilhão multiuso. O início das obras será em 2022, com previsão de conclusão entre 2023 e 2024.

No início deste ano, o grupo também israelense MDSR anunciou a aquisição do Centro Comercial Nova Arcada, na cidade de Braga, um dos maiores shopping-center do Norte de Portugal (imagem acima). Este grupo, fundado pelo israelense Ran Shtarkman, é dono de 37 empreendimentos na Espanha, onde o investimento total é da ordem de 300 milhões de euros.

Os antepassados de Dror, Shalom e Shtarkman começaram a ser expulsos da região pelos pelo rei Fernando II de Aragão e sua esposa Isabel I de Castela, em 31 de março de 1492, através do Decreto de Alhambra. Agora, 528 anos depois, os judeus estão retornando com força à região. E com que força.

ANDS | JORNAL DE NEGÓCIOS | DINHEIRO VIVO

UM PEDIDO ESPECIAL: Há 10 anos o NOTÍCIAS DE SIÃO vem disponibilizando informações fidedignas sobre o Estado de Israel e sobre o seu povo. Numa época em que a grande imprensa e as mídias sociais veiculam informações contraditórias e, muitas vezes, completamente falsas, NOTÍCIAS DE SIÃO tem primado por apresentar aos seus leitores fatos reais sobre a Terra Santa. Como a redação do NOTÍCIAS DE SIÃO se encontra na Europa, estamos a enfrentar dificuldades com a crescente desvalorização da moeda brasileira, razão pela qual apelamos aos nossos leitores que possam nos ajudar a manter este trabalho na atual formatação, sem publicidades, pois nossa melhor publicidade são os nossos leitores. Por isso, contamos com vossa solidariedade e apoio, através de doações que podem ser feitas através do PayPal. É seguro e não tomará muito do seu tempo. Basta clicar no link abaixo. Faça uma doação única ou se torne um contribuinte mensal, para que possamos continuar a fazer com qualidade aquilo que já fazemos há 10 anos: Defender Israel. Contamos com sua generosidade e amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *