terça-feira, dezembro 1
Home>>Líbano>>Explosão matou o “Bolsonaro” libanês
Líbano

Explosão matou o “Bolsonaro” libanês


Notice: Undefined index: margin_above in /home/noticiasdesiao/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/controllers/sfsiocns_OnPosts.php on line 439

Notice: Undefined index: margin_below in /home/noticiasdesiao/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/controllers/sfsiocns_OnPosts.php on line 440

A explosão que destruiu parte do porto de Beirute nesta terça-feira, 04, resultou no ferimento de mais de 4.000 pessoas e na morte de pelo menos 100 outras. Há um número incalculável de desaparecidos.

Um dos mortos na tragédia foi o secretário-geral do Kataeb, Nazar Najarian.

O Kataeb, ou Hizb al-Katā’ib al-Lubnānīya, é um partido conservador libanês, também conhecido como “Falange”. Identificado como democrata cristão, o Kataeb teve um papel importante na Guerra Civil Libanesa (1975-1990), entrando em declínio à partir de finais dos anos 80. À partir de 2000, entretanto, o partido voltou a se reerguer e atualmente faz parte de uma importante aliança no xadrez político local, colocando Nazar Najarian numa posição de destaque.

O Kataeb, que se define como um partido de Centro-direita, tem uma visão marcadamente anticomunista e anti pan-arabismo e tem como filosofia o lema “Deus. Pátria. Família.”

E por “Deus” aqui, entenda-se o Yahweh, o Deus do Povo de Israel, e não Allah, o deus dos muçulmanos, isso porque o Kataeb é um partido representativo da comunidade cristã libanesa.

O Líbano é o país do Oriente Médio com a maior diversidade religiosa. Dados oficiais, citados na edição de 2014 do The World Factbook, indicam que a população libanesa era composta por 54% de muçulmanos e 40,4 de cristãos. Os muçulmanos estão literalmente divididos ao meios, com 27%  xiitas e 27% sunitas. Já os cristãos, são maioritariamente católicos, com 21% deles fiéis à Roma. Os demais, 8% são ortodoxos gregos, 5% greco-católicos, 1% protestantes e há ainda 5,5% de adeptos de outras religiões judaico-cristãs. Há ainda 5,6% de drusos e um número insignificante de crentes da fé bahá’i, budistas, hindus e praticantes do judaísmo.

De dentro desta diversidade religiosa, Nazar Najarian despertava como um importante líder conservador. Conhecido como Nazo, Nazar Najarian era de origem armênia e serviu como secretário-geral do Kataeb de 11 de junho de 2018 até este fatídico 4 de agosto de 2020, quando acabou por falecer em decorrência dos ferimentos que sofreu na cabeça depois das explosões acontecidas no porto de Beirute.

As posturas religiosas e políticas de Nazar Najarian faziam dele o político mais próximo daquilo que Jair Messias Bolsonaro representa para o Brasil.

ANDS | AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

UM PEDIDO ESPECIAL: Há 10 anos o NOTÍCIAS DE SIÃO vem disponibilizando informações fidedignas sobre o Estado de Israel e sobre o seu povo. Numa época em que a grande imprensa e as mídias sociais veiculam informações contraditórias e, muitas vezes, completamente falsas, NOTÍCIAS DE SIÃO tem primado por apresentar aos seus leitores fatos reais sobre a Terra Santa. Como a redação do NOTÍCIAS DE SIÃO se encontra na Europa, estamos a enfrentar dificuldades com a crescente desvalorização da moeda brasileira, razão pela qual apelamos aos nossos leitores que possam nos ajudar a manter este trabalho na atual formatação, sem publicidades, pois nossa melhor publicidade são os nossos leitores. Por isso, contamos com vossa solidariedade e apoio, através de doações que podem ser feitas através do PayPal. É seguro e não tomará muito do seu tempo. Basta clicar no link abaixo. Faça uma doação única ou se torne um contribuinte mensal, para que possamos continuar a fazer com qualidade aquilo que já fazemos há 10 anos: Defender Israel. Contamos com sua generosidade e amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *