terça-feira, maio 11
Home>>COVID-19>>COVID-19: Enquanto o mundo desenvolve vacinas, Israel busca a cura
COVID-19

COVID-19: Enquanto o mundo desenvolve vacinas, Israel busca a cura


Notice: Undefined index: margin_above in /home/noticiasdesiao/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/controllers/sfsiocns_OnPosts.php on line 439

Notice: Undefined index: margin_below in /home/noticiasdesiao/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/controllers/sfsiocns_OnPosts.php on line 440

Ainda não tem nome comercial, apenas uma sigla – EXO-CD24 – mas pode ser considerado a luz no fim do túnel para por cabo a uma das maiores pandemias da história da humanidade.

No Centro Médico Ichilov, em Tel Aviv, o Professor Doutor Nadir Arber conduz uma pesquisa que poderá levar ao desenvolvimento de uma droga definitiva contra a Covid-19. Denominada EXO-CD24, por ter por base moléculas derivadas de membranas celulares, chamadas “exossomos”, a nova droga, ainda em fase experimental, já tem realizados verdadeiros milagres em Israel.

Trinta pacientes em estado grave participaram do estudo e todos se recuperaram, a maioria deles em menos de uma semana. Sonya Cohen, uma das sobreviventes, entregou, simbolicamente, uma taça de campeão, ao Dr. Arber, ao mesmo tempo em que afirmava ser “um milagre ambulante”. Sonya esteve entre a vida e a morte e foi salva após um tratamento com o EXO-CD24.

Depois de tratar com sucesso 30 pacientes com casos graves de Covid-19, os cientistas israelenses em Tel Aviv estão esperançosos de que este novo medicamento possa desempenhar um papel fundamental em salvar vidas e ajudar o mundo a se recuperar da pandemia do novo coronavírus.

“É difícil ver um paciente com Covid-19 porque ele não consegue respirar, é como se estivesse a se afogar”, disse Nadir Arber, que liderou o estudo no Centro Médico Ichilov de Tel Aviv. “Agora eles podem começar a respirar novamente”, concluiu, aliviado.

A droga desenvolvida pela equipe do hospital Ichilov previne uma reação do sistema imunológico, que o Dr. Arber disse afetar de 6 a 7 por cento dos pacientes com coronavírus.

“Damos a este reação o nome de tempestade de citocinas”, continuou o cientista. “Nosso sistema imunológico acha que há uma grande invasão, e sai ‘atirando’ por todos os lados”, disse ele numa forma de tentar explicar o que acontece num organismo infectado. Esta reação pode ser fatal para o paciente.

Dr. Nadir Arber, que liderou o estudo no Centro Médico Ichilov de Tel Aviv.

O Centro Médico Ichilov divulgou suas descobertas no início deste mês. A pesquisa contou com a participação de 30 pacientes, com idades entre 37 e 78 anos, todos em estado grave, sendo que 29 deles se recuperaram e receberam alta após apenas 4 dias!

A nova droga aproveita um gene, conhecido como CD24, que suprime o sistema imunológico. O CD24 é um velho conhecido do Dr. Nadir Arber, que faz experimentos com ele há mais de 20 anos.

A Dra. Shiran Shapira, médica responsável pelo laboratório onde o medicamento foi desenvolvido, disse estar otimista quanto ao potencial do tratamento com o EXO-CD24.

“É muito rápido e fácil de produzir, e até barato”, disse ela. “Trabalhamos no CD24 há duas décadas e com os exossomos há quase cinco anos, então tínhamos todas as peças, apenas combinamos e desenvolvemos essa [nova] tecnologia.

Embora os resultados iniciais sejam promissores e os pacientes não tenham sofrido efeitos colaterais, o Dr. Arber faz questão de enfatizar que a pesquisa ainda se encontra em estado embrionário. Para a Fase 2, a equipe médica do Ichilov pretende expandir o estudo para algumas dezenas de pacientes, incluindo um grupo de controle. E já tem em vista a Fase 3, que deverá ser iniciada ainda este ano, fase esta que envolverá centenas ou mesmo milhares de pacientes.

Nesta segunda-feira, 15, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou, após reuniões com o seu homólogo grego, Kyriakos Mitsotakis e o Dr. Arber, que a Grécia era o primeiro país a se oferecer como parceiro de Israel nos testes desta que já está sendo chamada de “a droga milagrosa”.

ANDS | ARUTZ SHEVA | CBN NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *